A gente sabe que o Facebook faz uma “curadoria” de conteúdo e mostra pra gente o que eles bem entendem. Mas o experimento feito pelo Washington Post provou isso de forma concreta: Tim Herrera passou 6 horas no dia 17 de julho contando todos os posts que apareciam em sua timeline. Depois, foi nas páginas de todos os seus amigos e páginas que ele curte e contou quantos posts haviam no total.
Esse trampo todo tinha um motivo. Tim queria mostrar quantos posts o Facebook nos mostra. Veja o infográfico:
Quase metade dos posts vistos por Tim eram do dia anterior. De 2,593 posts, ele viu apenas 1,417, sendo que a maioria desses eram publicações de fanpages e não de pessoas.
Tim conta que coisas que ele curte, como o The Verge, não apareciam na timeline. Já fanpages que ele não tem tanto interesse, como alguns blogs feministas, apareciam aos montes no newsfeed. Ele também percebeu que via posts de amigos do colegial que não tinha contato há séculos e nem tinha interesse em conversar.
De tudo possível que Tim poderia ver, ele apenas teve acesso a 29%. Menos de 1/3. Ele conversou com Justin Lafferty, editor do site “Inside Facebook: “Mark Zuckerberg quer que o News Feed funcione como um jornal. As principais publicações são mostradas baseadas na relevância e na conexão do usuário com aquela página ou amigo”, disse.
Mas como é possível? Se você curtiu uma fanpage, mas jamais interagiu com ela, como você pode ver vários posts da página no seu newsfeed? Não dá pra entender! Herrera também conversou com Greg Marra, que trabalha no Facebook, que tudo isso é reflexo do próprio usuário e de seus interesses.
“O News Feed é feito por você. Ele tenta te mostrar as coisas mais interessantes possíveis pra você. É um sistema muito personalizado”, disse.
Bem, parece que o discurso do Facebook vai totalmente o contrário da experiência que temos de verdade, já que, pelo menos no caso de Tim, o Facebook mostrou coisas antigas e desinteressantes, de pessoas e páginas que ele não queria.
A “curadoria” da rede social mostra, cada vez mais, que o Facebook não é uma ferramenta. É uma mídia. Eles escolhem o que você vai ver, eles dizem o que você pode ou não postar.
O que você acha sobre isso?
Fonte: youPIX