O mês parece ser de mudanças nos aplicativos para Android. Depois dos apps das redes sociais, a vez agora é da loja virtual do sistema operacional, a Play Store, ganhar uma reforma visual, mais focada na exibição de conteúdo.
A mudança, que vem sendo implementada aos poucos (como foi do Google Market para a Play Store), apresenta ao usuário uma interface que destaca mais as imagens. Em vez de menus mais carregados, com pequenos ícones ilustrando as funções, vê-se agora fotos maiores e as opções de “produtos” à venda mostrados na parte superior da tela, o que facilita a localização e até o uso. Veja a diferença das telas iniciais, por exemplo (a da esquerda é a nova):
Cada categoria também ganhou uma nova interface. Em “Aplicativos”, por exemplo, em vez das escolhas dos editores, é possível conferir apenas alguns apps de destaque. A barra superior, por sua vez, traz as mesmas funções, mostrando programas gratuitos e pagos mais baixados, mais rentáveis, e por aí vai.
Entre outras mudanças, conteúdos de temas similares ficam agrupados, e a página deve ter rolagem “infinita”. Assim, conforme você desce, mais e mais recomendações aparecerão. Segundo o Google, a mudança também deve facilitar a compra e aluguel de apps, músicas, filmes e livros – só não se sabe bem de que forma.
Um APK (pacote de instalação) da nova Play Store foi vazado na internet, e os mais apressadinhos podem tentar instalar a atualização por ele. No entanto, não é muito recomendável, já que, ao menos aqui no Brasil, os destaques ainda não aparecem, e a tela deve ficar assim:
A atualização começa a ser aplicada nos aparelhos com Android 2.2 ou superior a partir de hoje, 9 de abril. Ela continuará durante as próximas semanas, então, caso não tenha a recebido ainda, é só esperar.